Juliana Couto Paes nasceu em 26 de março de 1979 em Rio Bonito, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. É a filha mais velha da dona de casa Regina Couto Paes e do policial militar Carlos Henrique Paes. Seus pais viviam em Cabo Frio, onde estavam quando a bolsa amniótica de Regina se rompeu. Seu médico obstetra estava em Rio Bonito, para onde foram e onde a atriz nasceu. Após seu nascimento, viveu quatro anos em Cabo Frio. Juliana tem três irmãos: Rosana, Mariana e Carlos Henrique Júnior. Em entrevistas, declarou ter passado parte da infância em São Gonçalo, a adolescência em Niterói, e que passava os finais de semana e as férias no sítio de sua avó, em Itaboraí. Aos dezoito anos mudou-se com a família para o Rio de Janeiro.
Juliana possui ascendência árabe, portuguesa, afro-brasileira, indígena e espanhola.
Juliana é uma defensora de causas, em especial no que diz respeito à equidade das mulheres, colocando fim às desigualdades de género, raça e etnia. Aproveita a visibilidade que tem para dar voz a estes movimentos, pois acredita que todas as mulheres têm contribuições a dar, para conseguirem assegurar os seus direitos e decidir sobre a própria vida. A independência tem sido um valor na sua trajetória e nos últimos tempos envolveu-se em ações coletivas a favor do fim da violência contra as mulheres. “Homens e meninos precisam se somar, mas o protagonismo continua a ser das mulheres”, diz Juliana Paes.
Mais uma vez a pensar nas Mulheres surge este desafio, criar um acessório cada vez mais usado e que ela adora, com o mote: Seja quem você quiser…. mas seja você!